
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou, na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Unigran, o evento “Transformações Globais e o Mundo do Trabalho: Entre a Inteligência Artificial e a Crise Climática”.
Na abertura, o diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco das C. Lima Filho, destacou a relevância do avanço tecnológico e o papel da Justiça diante das mudanças. “A inteligência artificial é uma tecnologia que manipula dados e deve ser um instrumento para auxiliar o juiz a decidir de forma célere. O desafio é usar a tecnologia a favor da sociedade, avaliando suas reais vantagens no mundo do trabalho”, afirmou.

A presidente da 4ª Subseção da OAB/MS em Dourados, advogada Edna Regina Alvarenga Bonelli, parabenizou a iniciativa da Escola Judicial por debater temas atuais e reforçou a importância do diálogo entre as instituições. “É preciso refletir sobre soluções. Eventos como este fortalecem não só a formação acadêmica, mas também a sociedade de maneira geral. Será um dia de aprendizado”, disse.

Durante a solenidade, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o TRT/MS e o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). O reitor da instituição, Renato de Aguiar Lima Pereira, comemorou a parceria. “Hoje é um dia de grande realização, porque conseguimos formalizar uma cooperação que vai contribuir de forma significativa para a formação dos nossos alunos. Eles poderão desenvolver pesquisas jurídicas, participar de audiências simuladas e acompanhar de perto a atuação da Justiça do Trabalho, sempre com a ética e a qualidade do ensino como princípios”, ressaltou.
O termo de cooperação prevê a realização de palestras, encontros, seminários, audiências simuladas e sessões do Tribunal na universidade, envolvendo magistrados, professores, servidores e acadêmicos.

O evento contou ainda com a participação do Ouvidor do TRT/MS, desembargador Márcio Thibau, desembargador do TRT/MS João Gomes de Deus, do procurador do Trabalho Jeferson Pereira, do presidente da Amatra 24, juiz André Nacer, e de diversas autoridades da região.
A programação incluiu a palestra “Os Efeitos da Inteligência Artificial nas Relações de Trabalho”, ministrada pelo juiz do trabalho Renato Sabino (TRT/SP), que apresentou as vantagens e desafios do uso da IA.“É preciso enxergar a inteligência artificial como uma ferramenta. Cabe a nós fazer um bom uso dela para entregar um trabalho de mais qualidade”, destacou o palestrante.

Para os acadêmicos, a iniciativa representou uma oportunidade de aproximação com a Justiça do Trabalho. O estudante do 6º semestre de Direito da Unigran, Rafael Roger Ribeiro Marques da Silva, ressaltou a importância desse contato. “Esse diálogo é fundamental para nossa formação e também para o exercício de uma cidadania plena. Quando a Justiça se aproxima da comunidade acadêmica, toda a sociedade ganha”, afirmou.
À noite, das 19h às 21h, o procurador do trabalho Patrick Maia Merísio apresenta a palestra “Crise Climática: impactos no ambiente do trabalho, responsabilidades comuns e diferenciadas do Estado, empresas, sindicatos e trabalhadores. Estratégias de desenvolvimento sustentável, considerando os biomas do Cerrado e do Pantanal”.