Nesta terça-feira (19), acadêmicos de Direito da Faculdade Insted participaram de uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região por meio do projeto “TRT na Prática”. A atividade proporcionou aos estudantes uma vivência direta na rotina da Justiça do Trabalho e do funcionamento do Tribunal. Acesse o link para ver as fotos.
Durante a visita, os alunos acompanharam a sessão judiciária da Primeira Turma do TRT/MS, oportunidade em que puderam observar, na prática, os procedimentos adotados pelos magistrados, advogados e servidores durante os julgamentos dos processos trabalhistas.
Além da participação na sessão, os acadêmicos também conheceram o Memorial do TRT da 24ª Região, espaço dedicado à preservação da história e memória da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul. No local, os estudantes tiveram contato com documentos, objetos e registros históricos que retratam a trajetória institucional do Tribunal.
Professor do Centro Universitário Insted e responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado em Prática Trabalhista, Marcelo Santos destacou a importância da iniciativa para complementar a formação acadêmica dos estudantes. “É uma oportunidade para os alunos presenciarem, na prática, um julgamento com a participação de desembargadores, membros do Ministério Público e advogados. O TRT na Prática contribui para essa formação acadêmica além da sala de aula e aproxima os estudantes da realidade profissional que eles encontrarão futuramente”, afirmou.
A acadêmica Juliet Vitória Jara Loureiro da Silva, do nono semestre de Direito, ressaltou que a experiência permite aos estudantes conhecerem a rotina prática da profissão. “É muito proveitoso sair um pouco da teoria e conhecer o ambiente do tribunal. Muitos acadêmicos não fazem estágio durante a graduação, então essa vivência ajuda a entender como funciona o mercado de trabalho e a prática jurídica fora da faculdade”, comentou.
O acadêmico Dendry Rios, também do nono semestre, afirmou que atividades como essa aproximam os futuros profissionais das instituições e da realidade do mercado. “Esse tipo de atividade fecha a graduação com chave de ouro, porque nos aproxima das instituições e da prática profissional. Quando saímos da sala de aula e acompanhamos uma sessão como essa, conseguimos entender melhor a linguagem do mercado, os personagens envolvidos e o funcionamento dos julgamentos”, disse.
O projeto “TRT na Prática”, promovido pela Divisão de Documentação e Memória do TRT/MS, tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma aproximação com o funcionamento da Justiça do Trabalho, contribuindo para formação acadêmica, cidadã e profissional dos participantes. Instituições de ensino interessadas em participar podem agendar visitas pelo e-mail documentacao@trt24.jus.br ou pelo telefone (67) 3316-1784.