Notícias

Atletas de Miranda, Aquidauana e Sidrolândia recebem materiais esportivos para o 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas

Fotografia do time de atletas que participaram do segundo torneio de futebol dos jovens indígenas.
Atletas recebem materiais esportivos para o 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas

“O futebol para mim representa felicidade. Desde de pequeno jogando futebol, já faz parte da vida”, afirmou o atleta da Aldeia Cachoeirinha, Victor Hugo Pedro da Silva, na entrega dos materiais esportivos para auxiliar no 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, por intermédio do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. 

Victor, aos 18 anos, treina todos os dias. “Os materiais ajudam, porque as vezes a gente usa bola que está furada, e precisa inflar novamente para poder jogar”, afirmou. Segundo o treinador da Aldeia Cachoeirinha, Ronner Julio, a preparação é muito importante para que o time consiga um resultado positivo nos campeonatos. 
 

Fotografia do momento em que os atletas recebem materiais esportivos para o torneio.
Atletas recebem materiais esportivos para o torneio

A entrega dos materiais esportivos foi realizada pela juíza e gestora do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Déa Yule e pelo assessor de Governança e Gestão, José Silva Barbosa, no dia 4 de agosto na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, e na Aldeia Bananal, em Aquidauana. No dia 05 de agosto os atletas da Aldeia Tereré, em Sidrolândia, também receberam os equipamentos.

O cacique da Aldeia Cachoeirinha, Edivaldo Antônio, ressaltou a importância do apoio do TRT/MS. “Esse material que foi oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho veio de encontro com o anseio desses jovens. A gente faz o nosso trabalho, mas precisamos de estrutura, precisa de bola, colete para treino e tudo isso foi oferecido. E só tem a melhorar na qualidade da preparação deles”, afirmou. 

Fotografia do momento da entrega dos materiais esportivos na Aldeia Bananal.
A entrega dos materiais esportivos na Aldeia Bananal aconteceu no dia 4 de agosto  

Rogério Candido Francisco, um dos líderes da Aldeia Bananal, acredita no poder do esporte para mudar a realidade dos jovens da aldeia e agradeceu ao TRT/MS pelo incentivo ao esporte na região. “Gostaria de agradecer ao TRT por estar incentivando o esporte na nossa região, e estaremos lá buscando a vitória”, afirmou. Para Gerilson Samuel, representante da aldeia Bananal, a participação nos jogos é importante para valorização dos jovens.
 

Fotografia do momento da entrega dos materiais esportivos na Aldeia Tereré.
A entrega dos materiais esportivos na Aldeia Tereré aconteceu no dia 5 de agosto

Em Sidrolândia, os materiais esportivos foram entregues para a cacique Ana Batista Figueiredo Almeida e para o Diretor da Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo, Lourenço Rodrigues Mamede, que agradeceram a entrega dos materiais para a preparação do torneio e destacaram a importância do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem para a comunidade. 

O torneio é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil. A Gestora do Programa, Déa Yule, destacou a participação dos jovens no torneio: “Os jovens fizeram um ótimo torneio ano passado. E eles estão mais entusiasmados para esse ano,” afirmou. 

2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 

O evento de lançamento do torneio será no dia 22 de setembro, às 17 horas, na sede do TRT/MS. E o campeonato ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no estádio Jacques da Luz, localizado na rua Barreiras, s/n – Moreninha II. A entrada é gratuita. Ao todo, oito times vão participar da competição.