Notícias

Cejusc realiza reuniões com grandes empresas para incentivar a conciliação

Magistrados e advogados reunidos em prol da conciliação

Os juízes responsáveis pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Campo Grande, Valdir Aparecido Consalter Junior e Daniela Rocha Rodrigues Peruca, realizaram no dias 3 e 4 de abril, reuniões preparatórias para a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista que acontecerá em maio.


O objetivo dos encontros com advogados é estimular a solução de disputas por meio da conciliação e diminuir a quantidade de processos trabalhistas em tramitação. Os juízes conversaram com as equipes jurídicas da JBS,Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sindicato dos Bancários.


Segundo o juiz Valdir Consalter Junior, coordenador do Cejusc 1º Grau, sensibilizar os advogados das empresas litigantes é o caminho para a adesão da solução de conflitos consensual. “Ainda existe uma postura voltada para o litígio, a ideia clássica de que um conflito tem que ser resolvido necessariamente por uma decisão judicial”.Além disso, ele afirma que a solução não precisa ser vista como uma batalha.


A advogada Liz Maria Bonadio, representante da JBS, uma das advogadas que esteve em reunião no Cejusc, afirma que um dos maiores benefícios de solucionar disputas por meio da conciliação é que efetivamente os casos se resolvem. “A maior vantagem da conciliação é que ela traz para as duas partes uma solução conversada e não imposta, por isso não há recurso, proporcionando uma solução definitiva para o caso”.


O Cejusc se encontra na fase de captação de processos e contato com as partes para o fomento à adesão de processos na pauta da Semana de Conciliação. O conciliador Silvio Henrique Lemos explica que o canal de comunicação é aberto e todas as partes interessadas podem peticionar o envio do processo para o Cejusc para ser conciliado.


O representante da Caixa Econômica Federal, Alexandre Ramos Baseggio,afirma que 15 processos já foram incluídos na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, porém outros casos ainda podem ser pautados. “O intuito é trabalhar neles durante esse mês preparatório, fazer os cálculos necessários, conseguir todas as permissões dentro da empresae, se possível, já enviar os cálculos para a parte contrária para chegarmos na conciliação com um acordo bem consolidado”.


As advogadas Larissa Cantero e Giselli Queiroz também participaram dos encontros preparatórios em nome do Banco do Brasil. “O Cejusc tem um papel fundamental no Judiciário, atualmente. Isso porque promove um momento. As partes sentam, expõe seus sentimentos, suas razões, dialogam por quantas sessões forem necessárias, contando com magistrados e servidores capacitados para atender e solucionar os interesses das partes”, afirmou Giselli.

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Banner informativo da Semana da Conciliação

Estas e outras iniciativas são preparativos que antecedem a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de maio. O evento pretende alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho brasileira. Anualmente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promove a semana em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Quem desejar incluir processos em pauta no Cejusc Campo Grande pode enviar a solicitação para o e-mail cejusc.cg@trt24.jus.br. 


Em 2022, a 6ª edição do evento atendeu 219.566 pessoas e realizou 65.035 audiências nos 24 tribunais do país. Durante os cinco dias de atividades, foram homologados 21.167 acordos, movimentando mais de R$ 764,6 milhões.


No ano passado, o TRT/MS ficou em primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte na Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, com 5.500 pessoas atendidas em 1.423 audiências e 569 acordos firmados, que totalizaram 17,5 milhões de reais em processos trabalhistas resolvidos pela conciliação.