Notícias

Time de Aquidauana é o campeão do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023

O time de Aquidauana foi o campeão do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023
Aquidauana foi o campeão do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 

O time de Aquidauana foi o campeão do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023. A equipe ganhou de 3x1 do time de Dourados, que foi o campeão da primeira edição realizada no ano passado. 

A competição foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Para o gestor regional do Programa, desembargador João De Deus Gomes de Souza, o campeonato foi positivo. “Experiência muito exitosa. Conseguimos alcançar o objetivo e mostrar para eles que a educação é importante assim como o esporte, são os dois seguimentos unidos”.  

O time de Dourados foi o vice-campeão
Dourados foi o vice-campeão do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 

Segundo a juíza e gestora regional do Programa, Déa Yule, o segundo torneio foi um sucesso. “Esse evento é uma das ações do programa de combate ao trabalho infantil. Ela é focada nos vulneráveis, porque os jovens indígenas são altamente vulneráveis em relação ao trabalho infantil. A ideia é trazer esses jovens para escola e para a consciência de que eles precisam se qualificar profissionalmente para concorrer em igualdade de condições com os demais jovens”. 

o melhor jogador do campeonato foi o atleta da equipe de Dourados, Dalber Ramires
O Presidente do TRT/MS, Des. João Marcelo Balsanelli, entregou o troféu de melhor atleta 

O atleta do time campeão, Henrique Mendes Maia, 17 anos, considera o futebol um aliado da escola. “Aprendizagem em primeiro lugar. O futebol eu o trato como um esporte de alegria, aprendizagem. O futebol representa muita coisa, vejo como um jogo que a gente se diverte, reúne os amigos”.  
Para o cacique da aldeia Bananal, Célio Fialho, a participação dos jovens no torneio trouxe resultados importantes. “Esse momento proporciona oportunidade de eles sonharem. O primeiro torneio que aconteceu o ano passado foi muito positivo, vários atletas que participaram hoje estão no quartel ou fazendo a faculdade, com uma expectativa melhor que eles tinham na comunidade”. 

O juiz Márcio Alexandre entregou o troféu de artilheiro para o atleta de Aquidauana, Gerilson Junior

Após a final, foi realizada a premiação individual. O melhor goleiro foi o atleta de Sidrolândia, Eduardo Cabrocha Ferreira; o melhor jogador do campeonato foi o atleta da equipe de Dourados, Dalber Ramires; e o artilheiro foi o atleta de Aquidauana, Gerilson Junior. 

O torneio foi realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no Estádio Jacques da Luz, e participaram cerca de 160 atletas de 14 a 17 anos dos municípios de Campo Grande, Caarapó, Dourados, Douradina, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.