Ao longo deste mês, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul está intensificando as ações de promoção ao trabalho seguro, como parte do movimento Abril Verde, uma campanha nacional realizada por entidades públicas e privadas para prevenir os acidentes e conscientizar sobre a segurança no ambiente de trabalho. Entre as atividades programadas estão visitas técnicas a empresas, seminários e iluminação de fachadas.
Abrindo o mês, os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador João de Deus e juíza Hella Maeda, foram conhecer o canteiro de obras da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, que tem a expectativa de ser a maior produtora de celulose do Brasil, gerando 10.000 empregos na fase de construção e 3.000 empregos com a fábrica em operação. A visita, realizada no dia 6/4, também contou com a participação do auditor fiscal do Trabalho, Kleber Silva.
O engenheiro em segurança do trabalho explicou como é realizado o treinamento e a integração do trabalhador, fazendo referência ao programa de apadrinhamento, pelo qual o obreiro mais experiente acompanha o novato e o auxilia na adoção de medidas de segurança. Como ferramentas de gestão em segurança, a empresa adota inspeções de campo, realizadas diariamente pelos técnicos de segurança. Além disso, há reuniões semanais com apresentação de indicadores, ações preventivas e alinhamentos relacionados à segurança. O uso da tecnologia também dá suporte à fiscalização da obra, já que drones são utilizados para identificação de desvios.
Programação
A próxima ação será no dia 17 de abril, com visita e palestra sobre prevenção de acidentes do trabalho na usina Ativos.
Já no dia 19 de abril, o auditório do MPT-MS, em Campo Grande, receberá a cerimônia que vai formalizar uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial aos trabalhadores de saúde do SUS nos municípios fronteiriços do estado.
No dia 27, a juíza do trabalho Hella Maeda fará uma visita técnica a JBS para conhecer as boas práticas de segurança da indústria.
No dia 28 de abril, será realizado o “1º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul”, que contará com palestras sobre Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), E-Social, NR-36, Vigilância em Saúde do Trabalhador, entre outros. A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever previamente preenchendo este formulário https://forms.gle/54wLVu8F3Em4tFrJ9 até às 16 horas do dia 27 de abril.
Além disso, serão realizadas visitas em empresas de transporte visando a conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho e divulgação de material educativo elaborado pelo Programa Trabalho Seguro.
Responsável por este conteúdo: Coordenadoria de Comunicação Social.
Contato: (67) 3316-1795 / imprensa@trt24.jus.br