Notícias

TRT/MS promove “Café com CEJUSC” para fomentar a cultura da conciliação

Juiz Luis Divino ministra palestra em auditório com advogados
Café com Cejusc faz parte das ações da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Com o intuito de fomentar a cultura da conciliação, foi realizado hoje (5) no Fórum Trabalhista de Campo Grande o "Café com CEJUSC". O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC-JT), o juiz do trabalho Luiz Divino Ferreira, explicou a importância desta edição: "O Café com CEJUSC é um evento que tem por finalidade divulgar a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, promovida pelo CNJ, que ocorrerá entre 20 e 24 de maio. Fazemos esse evento buscando interagir com os advogados, a comunidade jurídica de uma forma geral, mostrando a existência do evento e estimulando a participação das empresas, partes, sindicatos e dos próprios advogados neste evento".

Com o intuito de fomentar a cultura da conciliação, foi realizado hoje (5) no Fórum Trabalhista de Campo Grande o 'Café com CEJUSC'
Evento foi realizado hoje no Fórum Trabalhista de Campo Grande

Durante a abertura do evento, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador João Marcelo Balsanelli, destacou a importância da conciliação e que o TRT24 está comprometido com a justiça completa. Participando pela primeira vez do Café com CEJUSC, o vice-presidente do TRT24, desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, ressaltou as vantagens da conciliação: "A justiça que emerge da conciliação é a melhor justiça, porque é uma justiça sob medida, aquela que cabe bem em todas as partes que estão conciliando".

A coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) Campo Grande, a juíza do trabalho Daniela Rocha Rodrigues Peruca, abordou sobre a reclamação pré-processual, que é uma mediação que antecede uma ação judicial. "É a abertura do Poder Judiciário para conversar com as partes, buscando sempre melhorar a atuação desses profissionais e também do nosso corpo de servidores e magistrados para utilizar ferramentas que consigam estabelecer um diálogo mais saudável".

Participe

Para incluir seu processo em pauta, busque a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) da sua região. 

Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano e não apenas na Semana Nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador (a) ou empregador (a).

Os contatos dos centros de conciliação estão disponíveis na página da Conciliação Trabalhista.

Responsável por este conteúdo: Coordenadoria de Comunicação Social. contato: (67) 3316-1795 e imprensa@trt24.jus.br