Notícias

TRT/MS realiza o lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023

TRT/MS realizou o lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023
TRT/MS realizou o lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023


Na última sexta-feira (22), o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul realizaram o lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023, na sede do TRT/MS.  O torneio faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem por finalidade incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combate à exploração da mão-de-obra infantil. 

O gestor regional do Programa, desembargador João de Deus, agradeceu os parceiros dos projetos e enfatizou a importância do torneio para os povos indígenas: “Objetivo é atingir os povos indígenas de 15 a 17 anos. A inclusão através do esporte, da educação. É que eles possam ter um preparo intelectual e esportivo e a inserção deles no mercado de trabalho”. 

O torneio faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
O torneio faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

O evento contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Evandro Pereira Valadão Lopes, que parabenizou o TRT/MS pela iniciativa. “A importância é, na verdade, resgatar o orgulho, resgatar esse sentimento que o jovem tem valor, que eles podem buscar um futuro melhor, sonhar. E o grande papel desse programa é mostrar a necessidade da valorização da educação dos nossos jovens, que é necessário que eles tenham autoestima, buscar programas que valorizem isso, que façam o jovem sonhar”, afirmou o ministro.

Segundo a juíza e gestora do Programa, Dea Yule, por meio do futebol, os jovens podem desenvolver várias habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe, liderança e resiliência e destacou que tem jovens do torneio passado que já estão jogando em times profissionais. O cacique da Aldeia Marçal de Souza, de Campo Grande-MS, Josias Jordão Ramires, afirmou que é uma satisfação estar participando mais uma vez da competição e desejou um bom torneio para todos os participantes. Mato Grosso do Sul tem a terceira maior população indígena do Brasil.
 

O lançamento contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Evandro Pereira Valadão Lopes

Para a procuradora do MPT/MS, Cândice Gabriela Arosio, o objetivo do torneio é congregar pessoas através do esporte. “Usando o esporte e a cultura para efetivamente integrar essas pessoas, fazê-las pertencentes a nossa comunidade. E fazer com que o esporte seja um veículo para promoção dos direitos humanos”.

Ao todo 160 atletas de 15 a 17 anos de oito equipes participarão do segundo torneio que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada gratuita à população.

Serviço:  2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 
Data: 7 e 8 de outubro. 
Estádio Jacques da Luz, Moreninha II