Menu de Navegação

Eventos

Campo Grande receberá 1º Torneio de Futebol Indígena neste final de semana

Cento e sessenta atletas de oito times do Estado, representando três etnias, vão disputar o 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas - 2022, neste final de semana, em Campo Grande. A abertura do evento será na sexta-feira, a partir das 17h30. Os jogos serão no sábado (20) e no domingo (21), a partir das 8h, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada de graça à população.

Os times do interior ficarão hospedados em um hotel, na Capital, onde será a abertura do torneio, restrita aos atletas e convidados. Os jovens, que tem de 16 a 20 anos, participarão de uma oficina de profissões, com palestras sobre educação e saúde. Às 18h30, haverá apresentações culturais e a entrada das delegações de Campo Grande, Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.

O evento esportivo é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte, combater a exploração da mão-de-obra infantil e fomentar o ingresso adequado ao mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.

"Esses jovens atletas têm se dedicado aos estudos e ao futebol. Por meio desse esporte coletivo estão despertando a consciência social, que os prepara para serem grandes líderes no futuro, independentemente da profissão que queiram seguir, quapessndo esse momento de escolha chegar", explicou a Gestora Regional do Programa, juíza do trabalho Déa Cubel Yule.

"Queremos unir as comunidade indígenas em prol de um objetivo maior que é a promoção da educação, da cidadania, do esporte e do lazer", afirmou o Gestor Regional do Programa, desembargador João de Deus. Todos os times ganharam materiais esportivos para o treinamento, com bolas, coletes, cones e redes, além dos uniformes da competição.

"É um alento saber que os povos originários do nosso estado terão a oportunidade de ser atletas, o que faz toda a diferença na formação humana e profissional dos jovens. O esporte faz com que as pessoas se posicionem melhor perante as dificuldades da vida e tenham um maior poder de resiliência. E são estas as pessoas que estamos preparando para, futuramente, movimentarem e contribuírem com a economia local", disse a procuradora-chefe do MPT-MS Cândice Gabriela Arosio.

Horário dos jogos
No sábado (20), às 8h, o time de Campo Grande - Kadweu enfrenta o de Sidrolândia. Em seguida, às 10h, o segundo time de Campo Grande - Marçal de Souza joga contra o de Aquidauana. Às 13h30, Dourados enfrenta Caarapó e às 15h30 é a vez de Amambai e Miranda jogarem. As partidas de sábado podem ser acompanhadas, ao vivo, clicando aqui.

No domingo (21), as semifinais ocorrem às 8h e às 10h. A final será a partir das 15h. Os vencedores ganharão troféus. O Complexo Poliesportivo Jacques da Luz fica na Rua Barreiras, s/n - Moreninhas, em Campo Grande-MS.

Veja o vídeo de divulgação do torneio: