Notícias

25° Sarau Literário debaterá clássico russo “A Morte de Ivan Ilitch”

No dia 15 de março, a Confraria dos Beletristas do TRT 24 realizará o 25° Sarau Literário, às 15h. A expositora desta edição será a juíza do trabalho Neiva Márcia Chagas e o debatedor será o juiz do trabalho Flávio da Costa Higa. Juntos, farão a análise de “A Morte de Ivan Ilitch”, do escritor russo Liev Tolstói, obra consolidada como um dos grandes clássicos russos.

A expositora conta que o livro tem a proposta de levar o leitor a realizar uma  profunda reflexão sobre a vida e a morte. “Apesar de o título da obra tratar da morte, o que vamos encontrar neste fascinante livro é uma verdadeira reflexão sobre a vida, de viver sem se distrair dela”. Neiva ressalta que a obra de Tolstói foi reconhecida  pelo romancista e poeta Vladimir Nabokov como uma das melhores novelas da literatura russa. 

O escritor se consolidou no cenário literário do século XIX com a publicação dos romances “Guerra e Paz" (1869) e “Anna Karenina" (1877), referências da ficção realista. “A Morte de Ivan Ilitch" (1886) faz parte do conjunto de novelas publicadas pelo autor. Clique aqui para se inscrever no sarau literário do TRT24.

Veja o vídeo-convite do próximo encontro

A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT 24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.