Notícias

Encontro no TST vai reunir magistrados e servidores de núcleos e centros de conciliação da Justiça do Trabalho

O evento, que acontece de 10 e 12 de abril, é uma das principais atividades preparatórias para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024, que será realizada em todo o país de 20 a 24 de maio.
O evento, que acontece de 10 e 12 de abril, é uma das principais atividades preparatórias para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024, que será realizada em todo o país de 20 a 24 de maio.


A Justiça do Trabalho vai realizar, de 10 e 12 de abril, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, o 1º Encontro Unificado de magistrados e servidores que integram os Núcleos Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O evento é uma das principais atividades preparatórias para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024, que será realizada em todo o país de 20 a 24 de maio.

O encontro é promovido pela Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (CONAPROC), gestora de Políticas Judiciárias de Solução Adequada de Conflitos, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT). A CONAPROC colegiado é coordenado pela vice-presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Padronização

O encontro contará com a participação de representantes dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do TST com formação em mediação e conciliação. O evento tem entre os objetivos aprofundar o debate sobre os temas atuais de atuação operacional para a mediação e a   resolução de conflitos, além do compartilhamento de experiências para a  padronização desses serviços  no âmbito da Justiça do Trabalho.

O vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, participará da abertura do evento que terá, pela primeira vez, a participação unificada entre servidores (as) e magistrados (as). Nas edições anteriores, o encontro era focado apenas na preparação de servidores.

Ilustração de pontos conectados por linhas representando pontes de dialogo em rede. Está escrito 1º Encontro Unificado de magistrados e servidores que integram os Núcleos Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). 10 a 12 de abril, no Tribunal Superior do Trabalho.

Programação

A abertura do encontro terá a aula magna com o professor doutor Sukhsimranjit Singh, da Pepperdine University (EUA), que abordará o tema "Best Strategies for Communicating Globally" (As melhores estratégias para se comunicar globalmente). O mediador internacional é professor de diversas disciplinas sobre resolução de disputas e já deu palestras e treinamentos sobre o tema em diversos países.

Outros temas também serão abordados durante o encontro, como “Mediação Transformativa”, “A experiência do Cejusc Digital”, além da “Apresentação de sistemas e orientações práticas para a Semana Nacional de Conciliação” e do  “O poder de transformação dos Acordos de Cooperação Técnica – da interlocução aos resultados”.

O evento é exclusivo para os profissionais que atuam nos Nupemecs e Cejuscs da Justiça do Trabalho e, ao final, serão entregues certificados de participação.

Confira a programação completa.

Semana da Conciliação 
 


A 8ª edição da  Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada de 20 a 24 de maio, em todo o país. O slogan deste ano já está definido: “É conciliando que a gente se entende”.

O evento é uma iniciativa do CSJT e conta com o apoio do TST e dos 24 tribunais regionais do trabalho, que promovem verdadeiros mutirões para solucionar conflitos por meio do diálogo mediado.

Para incluir o processo em pauta, busque a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) da sua região. 

Fonte: CSJT