Notícias

Ouvidora da Mulher do TRT/MS visita Casa da Mulher Brasileira

quatro mulheres na fachada da Casa da Mulher Brasileira
Na foto: Maria de Lourdes Freitas, juíza Ana Paola E. Balsanelli, Carla Stephanini e Cleide Costa

A Ouvidora da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, juíza do trabalho Ana Paola Emanuelli Balsanelli, conheceu as instalações da Casa da Mulher Brasileira, na última sexta-feira (5/4). O centro de referência no atendimento às mulheres em situação de violência fica em Campo Grande e foi o primeiro a ser instalado no Brasil.

A Ouvidora foi recebida pela Subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, que mostrou as instalações do espaço e explicou o funcionamento da Casa da Mulher, que tem atendimento 24 horas por dia, reunindo diversos serviços como acolhimento e triagem das vítimas, apoio psicossocial, Delegacia da Mulher, Juizado Especial, Ministério Público, Defensoria Pública, encaminhamento para o mercado de trabalho, alojamento de passagem para as mulheres e seus filhos menores de idade e brinquedoteca. A visita também foi acompanhada pela chefe da Ouvidoria do TRT/MS, Maria de Lourdes Freitas, e pela Coordenadora Administrativa da CMB, Cleide Costa.

Ouvidora da Mulher também foi recebida pela Delegada da Mulher, Fernanda Barros Piovano

“O enfrentamento à violência é um problema de todos nós. Por isso a importância da união de esforços e da aproximação da Ouvidoria da Mulher com a Casa da Mulher Brasileira, - duas portas que buscam fortalecer as mulheres para terem uma vida digna”, afirmou a Ouvidora da Mulher, juíza Ana Paola. Desde que foi inaugurada, em 2015, a CMB já realizou mais de 126 mil atendimentos às mulheres (computadas as situações de retorno), gerando 74 mil boletins de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Carla entrega livro para juíza Ana Paola em jardim da casa da mulher
Ouvidora da Mulher recebeu o livro "Com a palavra, mulheres",
que traz relatos de mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira

Acolhimento
No âmbito da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, foi inaugurada, em março deste ano, a Ouvidoria da Mulher no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Trata-se de um espaço dedicado ao acolhimento e à escuta atenta de todas as demandas relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher, especialmente aquelas ligadas às atividades do tribunal. Clique aqui para conferir os canais de atendimento da Ouvidoria da Mulher.

Mais informações sobre a Casa da Mulher Brasileira pelo telefone (67) 3304-7559.