Notícias

Portal do TRT/MS ganha tradutor virtual em áudio e libras

Print do site do TRT24 utilizando o hand talk.

 

A partir desta quinta-feira (7), o Portal do TRT24 na Internet passa a contar com mais uma ferramenta de acessibilidade, o hand talk, uma plataforma de tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais. Um boneco faz a tradução simultânea e digital de textos e áudios para Libras, tornando o site acessível para a comunidade surda. O plugin também possui um leitor sonoro que atende pessoas com deficiência visual.

“O objetivo é quebrar a barreira tecnológica e comunicacional de acesso à Justiça. A ferramenta possui uma precisão incrível na interpretação de textos e imagens, o que nos permite fornecer um atendimento de qualidade”, garante a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), juíza Déa Cubel Yule. 

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente” (art. 63 da lei 13.146/2015).