Notícias

Tribunal Pleno homenageia desembargador André Luís Moraes de Oliveira pelos 37 anos dedicados à magistratura

Após 37 anos dedicados à magistratura, o desembargador afirmou que o encerramento da carreira representa também a abertura de uma nova etapa em sua vida.
Após 37 anos dedicados à magistratura, o desembargador André Luís Moraes de Oliveira afirmou que o encerramento da carreira representa também a abertura de uma nova etapa em sua vida.


“O que a gente aprende ao longo da vida é que a vida tem ciclos, existem ciclos que se iniciam e ciclos que se fecham. Quando a gente entra em sintonia com a natureza cíclica do universo, da natureza, a gente tem a capacidade de usufruir de todos os benefícios que cada ciclo produz. E também das conquistas que esses ciclos proporcionam para abertura de novos ciclos.”  

Foi com essa reflexão que o desembargador André Luís Moraes de Oliveira iniciou seu pronunciamento durante a Sessão Administrativa do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT/MS), realizada nesta quinta-feira (2/7). Em clima de emoção e reconhecimento, magistrados, servidoras, servidores e Ministério Público do Trabalho prestaram homenagens ao decano da Corte, que aguarda a conclusão dos trâmites administrativos para oficializar sua aposentadoria. Assista a Sessão Administrativa do Tribunal Pleno do TRT/MS, clicando aqui

Após 37 anos dedicados à magistratura, o desembargador afirmou que o encerramento da carreira representa também a abertura de uma nova etapa em sua vida. Ao agradecer as homenagens, fez questão de dividi-las com todos que fizeram parte de sua trajetória. “Recebo de coração aberto as manifestações de alma de cada um. Quero compartilhar todas essas homenagens e lembranças com a minha equipe. Foi com eles que construímos nosso conhecimento e nossa dedicação ao Direito. Como diz Fernando Pessoa: ‘Tudo vale a pena se a alma não é pequena’.”
 

Sessão Administrativa do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT/MS), realizada nesta quinta-feira (2/7).
Sessão Administrativa do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT/MS), realizada nesta quinta-feira (2/7).


A história do desembargador André Luís Moraes de Oliveira se confunde com a do próprio TRT/MS. Integrante da formação pioneira da Corte e atual decano, acompanhou a consolidação da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul e deixa um legado reconhecido pela excelência técnica, serenidade e compromisso com a instituição.

Ao conduzir as homenagens, o presidente do TRT/MS, desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, destacou os mais de 30 anos de convivência com o colega e amigo. “Durante pelo menos 32 anos tive a honra de ser seu colega e de desfrutar da sua amizade. O senhor deixou marcas muito grandes entre todos nós, tornando-se, além de um profissional extremamente competente, quase um irmão. Que bom quando as lembranças que guardamos são boas. Hoje vimos que todos trouxeram excelentes recordações.”

O desembargador João Marcelo Balsanelli relembrou que conheceu André Luís Moraes de Oliveira em 1993, durante a implantação do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Poucos meses depois, ao tomar posse no TRT da 24ª Região, iniciou uma amizade que atravessou décadas. 
 

Representando os servidores do gabinete, Luciana Volci agradeceu pelos anos de aprendizado, companheirismo, atenção e carinho dedicados pelo magistrado à equipe.
Representando os servidores do gabinete, Luciana Volci agradeceu pelos anos de aprendizado, companheirismo, atenção e carinho dedicados pelo magistrado à equipe.



Para ele, a aposentadoria do colega representa um momento histórico por marcar a saída do último integrante da primeira composição do Tribunal. “Essa foi uma decisão pensada, madura e refletida. Poderíamos receber ainda muito da experiência do nosso decano, mas o mais importante é que as pessoas sejam felizes nas decisões que tomam. Sua trajetória serve de inspiração para todos nós.”

Em tom descontraído, o desembargador Nicanor de Araújo Lima afirmou que, se dependesse dele, o pedido de aposentadoria seria indeferido. “Se eu tivesse competência, meu voto seria pelo indeferimento da aposentadoria, porque o desembargador André fará muita falta ao Tribunal. Vai fazer falta como pessoa, pelo companheirismo e amizade, e também pelo grande conhecimento jurídico e experiência. Vossa Excelência honrou este Tribunal.”

O vice-presidente do TRT/MS, desembargador César Palumbo, definiu a sessão como um marco na história da instituição. “É um momento histórico porque marca o fim de uma era. O desembargador André é o nosso decano e o último integrante da primeira composição do Tribunal. Sua serenidade, equilíbrio e competência fazem dele um exemplo para todos aqueles que desejam exercer a magistratura.”

Emocionado, o desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida destacou a humildade, a prudência e a sabedoria do colega. “Nos despedimos de um colega que honrou a toga. Seu legado nos deixa exemplos de integridade, serenidade, prudência, ponderação e sabedoria. A aposentadoria é a coroação de uma carreira.”

Representando o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, a procuradora-chefe do MPT, Candice Gabriela Arosio homenageou o magistrado com um trecho da obra de Manoel de Barros e desejou que a nova etapa seja marcada pela possibilidade de viver novas experiências.

O desembargador João de Deus Gomes de Souza relembrou que conhece o colega há mais de 40 anos e recordou o período de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, quando André Luís Moraes de Oliveira se colocou à disposição para ajudá-lo na estruturação do seu gabinete. “Hoje não celebramos apenas o encerramento de uma carreira, mas uma história construída com dedicação, zelo, competência e integridade. Ao longo de todos esses anos, Vossa Excelência deixou um legado de aprendizado. Que essa nova etapa seja o momento de colher os frutos de tudo o que foi plantado.”

Em nome da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região (Amatra24), o presidente, juiz André Nacer, agradeceu os anos de convivência e destacou o profissionalismo, a humildade e o respeito que sempre caracterizaram a atuação do desembargador.

Representando os servidores do gabinete, Luciana Volci agradeceu pelos anos de aprendizado, companheirismo, atenção e carinho dedicados pelo magistrado à equipe. 

Ao final da sessão, ficou evidente que a aposentadoria do desembargador André Luís Moraes de Oliveira representa mais do que o encerramento de uma carreira. Marca o fechamento de um ciclo que acompanha a própria história do TRT/MS e celebra a trajetória de um magistrado que, ao longo de 37 anos, construiu um legado de competência, humanidade, equilíbrio e dedicação à Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

Como resumiu o próprio homenageado, “novos ventos estão soprando”, anunciando o início de uma nova etapa após uma vida dedicada à magistratura.

Confira as fotos da homenagem ao desembargador clicando aqui

Assista o vídeo da homenagem ao desembargador André Luís Moraes de Oliveira