Notícias

TRT/MS abre inscrições para a 8ª Semana da Conciliação Trabalhista

Arte explicativa sobre a 8ª Semana da Conciliação Trabalhista.

As inscrições para a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista estão abertas. Os advogados com processos tramitando em Campo Grande podem solicitar a inclusão na pauta de audiências até o dia 30 de abril para a fase de conhecimento e até o dia 10 de maio para os processos em execução ou liquidação. As empresas ou trabalhadores interessados devem enviar um e-mail contendo o número do processo e valores pretendidos para cejusc.cg@trt24.jus.br, no caso do 1º Grau. Já para processos em fase recursal, os pedidos devem ser enviados para o e-mail cejusc2@trt24.jus.br

O mutirão é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e acontecerá de 20 a 24 de maio. Participam dele todos os tribunais regionais do trabalho, por meio de suas varas do trabalho e centros de conciliação. 

Em 2023, a Semana de Conciliação Trabalhista resultou em 538 acordos fechados no Mato Grosso do Sul, com R$ 18.032.643,89 pagos aos trabalhadores. Foram realizadas 1.336 audiências e 5.337 pessoas atendidas no 1º e 2º grau.

A gente se entende

A edição deste ano tem como slogan “É conciliando que a gente se entende”. A campanha foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e soluções para encerrar conflitos e gerar benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que coordena a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), o ditado popular representa muito bem o que é a conciliação trabalhista.

“Em algum momento da vida, já falamos ou ouvimos essa frase, que ressalta que uma boa conversa é a melhor forma de solucionar um conflito”, disse. “Na Justiça do Trabalho não é diferente. Afinal, com a conciliação trabalhista, os acordos ocorrem de forma consensual e contam com total autonomia das partes para se chegar a uma solução definitiva, rápida e segura”.
 

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho