Na última terça-feira, 14 de maio, cerca 68 alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul da Faculdade Insted participaram de uma visita técnica do Projeto TRT na Prática. Os acadêmicos do curso de Direito acompanharam uma sessão da Primeira Turma e visitaram o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.
O professor da Faculdade Insted, Marcelo Santos, destacou que essa foi a terceira vez que participou da visita e ressaltou a relevância dos acadêmicos vivenciarem de perto a prática jurídica, enriquecendo seu aprendizado teórico com a realidade dos operadores do direito.
O professor Nilton César Antunes da Costa, da UFMS, enfatizou a importância desse contato direto com o TRT/MS para os acadêmicos, especialmente ao presenciarem as sessões de julgamento. Segundo ele, observar a dinâmica do tribunal e as manifestações dos desembargadores diante dos recursos apresentados é fundamental para complementar a teoria ensinada em sala de aula.
A aluna do 7º semestre do curso de Direito da UFMS, Ana Julia Miranda, expressou sua satisfação com a experiência, ressaltando a clareza das explicações fornecidas durante a visita, que tornaram compreensível para os acadêmicos. Os professore da UFMS Tchoya Gardenal Fina do Nascimento e Caio Dalbert Cunha de Avellar também participaram da visita.
Visitas Guiadas
O Projeto “TRT na Prática” foi criado em 2012, por meio da Resolução Administrativa n. 53/2012, com a finalidade de organizar e disciplinar as visitas técnicas dos acadêmicos das faculdades de Direito de Mato Grosso do Sul nas sessões realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho, por suas Turmas de Julgamento e pelas Varas do Trabalho, nas audiências de conciliação e instrução.
Além de acompanhar a sessão de julgamento, os estudantes e professores realizam visita orientada à Biblioteca Juiz Valentin Carrion, bem como ao Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Inaugurado em 2018, o espaço reúne numa área de 93 m² importantes acervos físico e digital que retratam a origem do trabalho humano, a história da Justiça do Trabalho brasileira e, em especial, a história do Tribunal ao longo de suas três décadas de existência.
O agendamento das visitas em grupo pode ser feito pelo e-mail: memorial@trt24.jus.br e/ou pelo telefone 3316-1851.