Menu de Navegação

SIMBA

Unidade Gestora: Centro de Execução e Pesquisa Patrimonial - CEPP.

Telefone: (67) 3316-1881; email: conveniosjudiciarios@trt24.jus.br.

O Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA) é uma ferramente desenvolvido pelo Ministério Público Federal para a investigação sobre transações bancárias. O SIMBA fornece extratos da movimentação financeira dos investigados. Ressalva-se que deve o usuário (magistrado/servidor) dar especial atenção aos termos da decisão judicial frente às diretrizes da Lei Complementar n. 105/01 (sigilo das operação de instituições financeiras) quanto ao tratamento das informações.

Aliás, pelo momento não há uma ferramenta de business intelligence que organize em rede os dados (entrelacem-os), ou seja, as análise são manuais. Por outro lado, o TST está em estágio avançado de desenvolvimento da ferramenta (https://www.tst.jus.br/web/corregedoria/portallabjt/rede-de-pesquisa-patrimonial), ademais, embora o SIMBA não faça um cruzamento avançado das informações, apresenta cinco tipos de relatórios financeiros, inclusive com indicação de valores de transação, datas e origem/destino (Relatório Tipo 04 no formato Excel).

No trato das informações, sugere-se a filtragem inicial pelo Relatório Tipo 05, cujas informações mais condensadas permitem uma visualização abrangente das transações efetuadas pelo investigado sem demasiado desgate emocial imediato, facilitando-se o exame do Relatório Tipo 04, o qual em sua versão em Excel traz informações detalhadas que exigem um debruçamento analítico duradouro.

Por fim, atualmente o encaminhamento do Termo de Requisição/Cooperação Simba é feito por meio de protocolo digital - https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital (aba órgãos públicos) - manual abaixo para o envio.

Acesso:

O acesso ao sistema SIMBA é realizado por meio do link  http://simba.tst.redejt/php/Simba.php dentro da rede institucional.

Após formalizada a requisição no sistema, é necessário a encaminhar pelo protocolo digital do Banco Central, acessível pelo link https://protocolodigital.bcb.gov.br/protocolo/login/ (aba Entrar com conta gov.br, aba Certificado Digital).

Para resetar a senha de acesso ao Simba, o magistrado deverá acessar o link https://usuario.jt.redejt/cadastroUsuarioJT , clicar sobre Esqueci minha senha, preencher os dados e selecionar Gerar nova senha, a qual será encaminhada ao email funcional.

Usuários:

Acesso exclusivo para magistrados.

Credenciamento:

Enviar solicitação de acesso para o e-mail: conveniosjudiciarios@trt24.jus.br, com Nome Completo, Lotação e CPF. 

Documentos Pertinentes:

Manual

Manual para envio de documento SIMBA - SEI CEPP.

Instruções de uso SIMBA com fotos - ambiente SEI CEPP (TRT10ª).

Manual para uso do SIMBA - SEI CEPP.

RR-484-34_2010_5_02_0050. Posicionamento TST-SIMBA. Segunda turma.

Informações para o Administrador:

Manual para cadastramento.