Menu de Navegação

SNIPER

          Unidade Gestora: Centro de Execução e Pesquisa Patrimonial - CEPP.

          Telefone: (67) 3316-1881; email: conveniosjudiciarios@trt24.jus.br.

 

1. SNIPER , versão 2 - a partir de 23/09/2025.

O Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (SNIPER) é meio de automatizar a pesquisa patrimonial, assim, reúne as bases de dados do Sisbajud (informação de contas), Renajud (veículos), SERP (imóveis), Anacjud (aeronaves), Tribunal Marítimo (embarcações), TSE (bens declarados), SNGB (bens sob custódia de órgão público), CGU (sanções). O sistema exige a indicação do processo e somente autoriza a pesquisa em face de pessoas que constem da autuação (não se sabe, ainda, se restrito aos réus).

Pelo momento, não há mais visualização em gráfico, entre outras funcionalidades perdidas da versão anterior.

O acesso é pela PDPJ (PJE).

O cadastro pode ser requerido pelo email conveniosjudiciarios@trt24.jus.br, com o envio do seguinte documento: Termo de Designação/Acesso. 

A ferramenta sofreu alteração recente, assim, não funciona perfeitamente, nem houve disponibilização de manual pelo CNJ.

 

2. Sniper, versão 1 - até 23/09/2025 (DESCONTINUADO).

O Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (SNIPER), em desenvolvimento pelo CNJ no âmbito da Justiça 4.0, visa ser instrumento de inteligência artificial e automação de dados sobre diversas bases de pesquisa patrimonial, tais como Sisbajud, Infojud, TSE, ANAC, CGU..., para o fornecimento de dados consolidados sobre bens dos devedores em planilhas e gráficos.

Por se tratar de ferramenta recente e em desenvolvimento, informou o CNJ que a capacitação será feita em curso autoinstrucional a ser disponibilizado a partir de setembro/2022 (inicialmente aos magistrados) e que atualmente estão integradas as bases de dados públicos do CPF/CNPJ (receita), TSE, ANAC, CGU, Tribunal Marítimo, dados de contas do SISBAJUD. Não há datas específicas para o início do treinamento, nem para a incorporação de outras bases de dados.

Vale considerar que a pesquisa, nas bases de dados "públicos" do SNIPER (entenda-se, acessíveis a todos os servidores do judiciário, e não ao público externo), tende a suprir a necessidade de consulta ao Infoseg (cujo acesso vem reiteradamente sendo limitado pelo SERPRO). Além disso, o SNIPER traz ferramentas auxiliares em abas próprias, tais como: 1) Buscar no Portal da Transparência, que reúne informações de contratos com a administração pública em face de determinado pesquisado; 2) Contas em instituições financeiras, que enumera as contas abertas; 3) Lista de processos DATAJUD, colaciona processos judicias em face da pessoa, entre outras (4).

O acesso pode ser feito pela plataforma PDPJ (Plataforma Digital do Poder Judiciário - Marketplace) pelo link  https://sniper.pdpj.jus.br/ .

O acesso inicial da plataforma digital exige login e pode ser feito pelo Certificado Digital (necessário o plug-in do PjeOffice) ou por CPF e senha. Caso não funcione o Certificado, clique sobre Recuperar sua senha e consulte na sequência o email institucional. Após, tente realizar o login com o seu CPF e a senha fornecida no email.

Já dentro do PDPJ, o ícone da ferramenta SNIPER estará ao final.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso:

A habilitação do usuário para acesso à ferramenta será disponibilizada pelo CEPP mediante o envio pela unidade judiciária do Termo de Designação (em anexo), a ser assinado digitalmente pelo juiz responsável. Salienta-se que, no caso do SNIPER, o Sistema de Controle de Acesso (SCA) do CNJ exige que exista designação por parte dos magistrados.

Usuários:

Magistrados e servidores, ambos exigem prévia habilitação no SCA - CNJ.

Credenciamento:

Enviar a solicitação de acesso (designação) para o e-mail conveniosjudiciarios@trt24.jus.br.

Portal de informações:

https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/sniper/

Documentos pertinentes:

Apostila para busca de dados não sigilosos.

Termo de Designação/Acesso.

Informações ao Administrador:

Manual para cadastramento.