Notícias

Trabalho Seguro: palestra sobre violência no trabalho reúne cerca de 100 trabalhadores

A juíza do trabalho e gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Hella de Fátima Maeda, ministrou na última segunda-feira (23), uma palestra sobre a importância da discussão sobre os diferentes tipos de violências que ocorrem no ambiente de trabalho. O evento fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa de confecção de vestuário Shoulder.

Cerca de 100 funcionários da Shoulder participaram da palestra.
Cerca de 100 funcionários da Shoulder participaram da palestra

Durante a palestra, a juíza abordou os direitos e deveres dos trabalhadores em caso de violência e a Convenção 190 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre violência e assédio no mundo do trabalho. “É importante o diálogo para prevenção de acidentes e construção de um meio ambiente do trabalho hígido e livre de toda e qualquer forma de violência. A violência degrada o ambiente do trabalho e pode ser causa de diversos problemas, inclusive, de natureza mental”, explica ela.

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.